Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed imperdiet libero id nisi euismod, sed porta est consectetur. Vestibulum auctor felis eget orci semr vestibulum. Pellentesque ultricies nibh gravida, accumsan libero luctus, molestie nunc. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Cerimónia Pública de Lançamento do Projeto Naturelab “Nature based interventions for improving health and well-being”

A Cerimónia Pública de lançamento será realizada no dia 28 de junho de 2023, às 09h00, no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

 

O projeto NATURELAB, financiado pela Comissão Europeia por meio do programa Horizon Europe, tem como objetivo explorar o potencial das intervenções baseadas na natureza para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. Concentrando-se no desenvolvimento de terapias baseadas na natureza (TBN), o projeto visa promover o bem-estar, apoiar a prevenção da saúde e auxiliar na reabilitação.

Liderado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Portugal, o projeto conta com a participação de 12 parceiros e 2 parceiros associados de diferentes países, incluindo Portugal, Alemanha, Grécia, Holanda, Peru e Reino Unido. Com uma duração total de 54 meses, iniciando em junho de 2023, o projeto contará com um orçamento substancial de 5.839.880,20 euros.

O principal objetivo do NATURELAB é aumentar o reconhecimento, a promoção e a utilização de espaços verdes e azuis como provedores de cuidados para a saúde. O projeto irá investigar os benefícios das terapias baseadas na natureza e desenvolver programas cientificamente validados que facilitem a conexão das pessoas com a natureza, de acordo com suas necessidades específicas.

Ao longo do projeto, aproximadamente 4.000 participantes serão envolvidos em 15 locais experimentais e 4 demonstradores localizados em áreas rurais, costeiras e urbanas de cinco países europeus e latino-americanos. Esses participantes representarão uma ampla gama de gêneros, idades e condições socioeconômicas. As localizações geográficas selecionadas abrangem uma variedade de climas, ecossistemas, biodiversidade, contextos culturais e cenários de política e administração. O projeto abordará várias condições de saúde, incluindo doenças físicas como hipertensão e problemas de saúde mental, como depressão.

O NATURELAB propõe uma abordagem inovadora para contribuir com comunidades resilientes, melhorando os benefícios de áreas verdes e azuis, como a resiliência às mudanças climáticas, a promoção da biodiversidade e o gerenciamento urbano da água, além de lidar com a poluição do ar e os níveis de ruído. Entre as entregas esperadas do projeto estão: programas de TBN adaptados às populações com diferentes necessidades, um portfólio de indicadores para avaliar o potencial de saúde das áreas verdes, diretrizes para analisar os benefícios à saúde dessas áreas, diretrizes para a criação e gestão de jardins de cura públicos e privados, e um guia de programa para esquemas de financiamento que apoiem as TBN no setor da saúde. Além disso, o projeto fornecerá diretrizes para promover a integração do cuidado baseado na natureza no setor de saúde pública. Espera-se que cerca de 600 profissionais de saúde em todo o mundo recebam os programas TBN do NATURELAB, e serão entregues entre 8.000 e 10.000 materiais educacionais e de treinamento inovadores. O projeto também explorará novas oportunidades de emprego relacionadas com a aplicação de terapias naturais no bem-estar.

A Cerimónia de Abertura do projeto NATURELAB ocorrerá no auditório do Centro de Congressos do LNEC, a partir das 9h00 do dia 28 de junho de 2023. O evento contará com uma emocionante performance musical de Sara Martins e Rui Balão, seguida de discursos de abertura proferidos por Laura Caldeira (Presidente do LNEC) e Ana Estela Barbosa (Coordenadora do Projeto). Basílio Horta, Presidente da Câmara de Sintra, ressaltará o papel crucial da Natureza e da Saúde nas Cidades. Patrizia Tenerelli, Oficial do Projeto NATURELAB, fornecerá informações sobre o “Programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia 2021-2027”. Paola Lepori, Oficial de Política (Biodiversidade e Soluções Baseadas na Natureza na Comissão Europeia), fará uma apresentação remota sobre “A importância do Nexus Natureza e Saúde”. Além disso, uma mensagem em vídeo do Conselho Colaborativo Internacional do projeto NATURELAB será exibida, apresentando Eliseth Leão (Hospital Israelita Albert Einstein, Brasil), Nevin Harper (School of Child and Youth Care, University of Victoria, Canadá) e Maria João Figueiras (Zayed University, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos)

Não perca essa oportunidade de conhecer e se envolver com um projeto inovador que visa melhorar a saúde e o bem-estar por meio das terapias baseadas na natureza. Junte-se a nós no dia 28 de junho para a Cerimónia Pública de lançamento do projeto NATURELAB e faça parte dessa iniciativa transformadora.
A participação na Cerimónia de Abertura do projeto NATURELAB é gratuita, mas requer inscrição prévia. Os interessados em participar devem se inscrever no seguinte link: https://forms.gle/ZUdZphguC1DqdQDb6. A sessão será gravada. Se não tiver oportunidade de se deslocar a Lisboa no dia 28 de Junho, não perca a transmissão em direto no canal do YouTube do projeto NATURELAB (Link). O projeto NATURELAB é financiado pelo programa de Investigação e Inovação da União Europeia Horizon Europe com a referência número 101083857. Para mais informações sobre o projeto, por favor contactar info@naturelab-project.eu

Learn more about the project:

NATURELAB website: www.naturelab-project.eu
LinkedIn: www.linkedin.com/company/naturelab-eu-project/
Twitter: www.twitter.com/Naturelab_EU
Facebook: www.facebook.com/NaturelabProject
Instagram: www.instagram.com/naturelabeuproject/
Email: info@naturelab-project.eu 

 Consortium Partners:
Name of Participating Organisation
Country
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)
Portugal
Klinikum derUniversität zu Köln (UHC)
Germany
Forest Therapy Hub (FTHub)
Portugal
University of Greifswald (UG)
Germany
Kentro Merimnas Oikogeneias Kai Paidiou (KMOP)
Greece
Sociedade Portuguesa de Inovação – Consultoria Empresarial e Fomento da Inovação, S.A. (SPI)
Portugal
Asociación Peruana de Horticultura Terapéutica y Social (APHTS)
Peru
Município de Sintra (CMS)
Portugal
Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente (RN)
Portugal
Wageningen University (WU)
The Netherlands
Vrije Universiteit Amsterdam (VU)
The Netherlands
FICUS Peru Desarrolo Socioambiental (FICUS)
Peru
BioCon Valley® GmbH (BCV)
Germany
Canary Wharf Consulting Limited (CWC)
United Kingdom